segunda-feira, 3 de março de 2008

Um Ano


Um ano longe da terrinha, muitas saudades, alegrias, lutas e algumas conquistas.
Esse ano que passou, pareceu uma mini vida para nós. No Brasil, pedimos demissão, curtimos férias, despedida. Chegamos aqui, no começo parecia que estávamos de férias, mas durou pouco, tivemos que procurar lugar para morar, achamos, mudamos e mobiliamos. Aí, viramos estudantes, mas a grana não iria durar muito, então éramos desempregados, conseguimos emprego, adaptação no emprego, mudamos de apê de novo, e nova mobília. Novos amigos, empregos, casas, culturas, medos e sonhos.
Perguntas que todos imigrantes precisam encarar:
E valeu a pena? Essa é fácil de responder, mesmo se tivesse dado tudo errado, teria valido.
Quanto tempo vc ficar aí? Não fazemos a menor idéia, estamos curtindo, e não pensamos muito nesse assunto. Conhecemos gente que vai ficando, ficando, e quando tenta voltar não consegue, fica escravizado nessa terra, os motivos são variados, filhos, emprego, cultura, medo de re-adaptação ou saudade do cricket (essa é zueira).
Fuga do país, egoísmo, desistiu de lutar por seu país? Não adianta disfarçar, nós somos brasileiros, e nós só percebemos issso quando saímos do país. A combinação da língua, clima, cultura e miscigenação nos faz muito diferentes dos demais. Continuamos a representar nosso país aqui, e esse negócio de imigrar puxamos de nossos avós.
Privar familiares e amigos do seu convívio? Essa é a mais dura das questões, pois a saudades que sentimos pode até ser "gerenciável", mas como os nossos pais estão se virando? Até quando vale a pena viver longe de familiares e amigos? Essa não sabemos responder, e acho que nunca saberemos.
Vcs fariam tudo de novo? Tem que ter muita coragem. Mas quem sabe, muita gente daqui vai para a Inglaterra, será que é uma boa?

13 comentários:

Eiji disse...

Caramba, faz só um ano que vcs estão na Austrália? Putz, pra mim parece que vcs já estão longe faz mó tempo!

Claro que sentimos muitas saudades de vcs, mas só o fato de vcs estarem felizes aí já nos conforta. ;-)

Aproveitem essa vida de imigrante, mas pelo menos venham nos visitar, porra! =P

Abraços

Anônimo disse...

Quem diria que um ano se passou!!
Aí tem duas vertentes, a de vocês e a de quem está aqui no Brasil. Talvez a de vocês tenha passado rápido demais, mas para os que estão aqui, com saudades, com certeza é uma eternidade. Bom, de qualquer forma, o importante é que vocês estão bem por aí e espero que todos os sonhos se transformem em realizações neste ano e nos próximos que estão por vir.
Um grande beijo para os dois.

disse...

Entendo perfeitamente tudo isso que vcs estão passando, sentimos a mesma coisa. Voltar ao Brasil ou ficar? Ficar ao lado da familia ou ter qualidade de vida? Dificil questão! E sem querer desanimar vocês, mas quanto mais o tempo passa, mais dificil vai ser tomar essa decisão...

:-(

OTAVIO disse...

Duck,

já vou completar 4 anos de Recife e posso dizer que tanto faz se mudamos de cidade ou país, vamos ficar longe dos amigos, parentes e dos ligares que estávamos acostumados. Apesar de ainda estar no Brasil tenho cultura, alimentação e costumes diferentes, que requerem uma baita adaptaçã.
Mas com certeza toda a experiência vale a pena.
Abraços e beijos p/ a Estela

Beto disse...

Então foi você que entrou pelado no jogo de cricket, Rogerinho? Isso não vai dar pra fazer no Brasil mesmo...

Anônimo disse...

Priminhos....
Realmente nao parece que se passou ja um ano!! Mas ficamos felizes e tranquilos pelas conquistas alcancadas :)
Sabemos que tao dificil é ficar longe dos amigos, parentes, pais, mas saibam que o carinho de todos nos estara sempre com voces e usem como motivacao para seguir adiante.

Queremos muito ve-los em breve!!
Grande beijo!
Emy e Fernando

Estela disse...

Queridos parentes e amigos:

Muito obrigada por todas as mensagens de carinho e tanta energia positiva. Acho que por isso, tem dado tudo tão certo para nós!!!!
Estamos muito felizes com tudo, mais sabemos o quanto custa para nós, perder o convívio de pessoas tão queridas e eventos tão importantes! Mas só o fato de saber que todos estão bem nos conforta bastante!!!!
Muuuita saudades,

Unknown disse...

snif, snif, snif
Para não perder o costume, ao ler este post de vcs até chorei.

É um misto de sentimentos: saudades, felicidade, realização, cumplicidade, amizade...

Mas o mais importante é que vcs estã em busca de algo que os realize. E nós aqui estaremos sempre torcendo para q vcs sejam muito felizes!!!!

Anônimo disse...

Ola,
Desculpa a invasão... chegamos aqui recomendados pelo casal "Adélia & Roberto".

Estamos criando um website, mais especificamente um blog, que tem como objetivo entrevistar brasileiros que vivem no exterior. O link é esse: http://expatriados.wordpress.com/

Gostaríamos de convidá-los a participar como entrevistados. Acreditamos que a experiência de vocês possa beneficiar outras pessoas.

Se preferir o nome pode ser fictício, você também pode recomendar seu blog aos leitores e acima de tudo, pode dividir experiências com outras pessoas que decidam imigrar, mudar-se ou necessitem ir a Australia... além de outros interesses.

O blog ainda esta começando e a intenção é colocar 2 entrevistas por semana.

Se topar o “desafio” (que é bem fácil, embora tenha várias perguntas… risos!), entre em contato que mandaremos as perguntas. E-mail: expatriados.int@gmail.com

Estamos também aceitando sugestões (é claro!) e indicação de outros expatriados. A idéia é diversificar os países das entrevistas o máximo possível.
[]s,
Mirella (eu estou em Brisbane há 2 semanas... antes morava no Canada)

Bilica disse...

Ei! Vamos atualizar esse blog!

Como vocês estão por aí? Já planejaram a visita aqui em Nice?

abraços!
Fernanda e Bilica

Charlie disse...

Cadê as novidades?!?!

Já vai fazer 1 ano que vocês fizeram 1 ano de Austrália e nenhum outro post?

Abraços!!

Anônimo disse...

Oi, Estela e Rogério

O tio Riogi,está aqui e me explicando com fazer para entrar no blog de vocês e mandar um comentário.
Sei que o blog é antigo mas é a primeira vez que vejo, então na próxima espero ler novidades.

Um beijo da mãe.

Kinha disse...

Olá Estela, olá Rogério!!
Viver na Austrália deve sre uma experiªencia maravilhosa, vejo pelo vosso blog que voçês estão a adorar!!;) Fico contente!! O blog está brilhante, vê-se a forma como estão a conhecer esse grande tão diferente país. Por favor, gostava muito de falar convosco, não gostavam de entrar em contactyo comigo, asseguro-vos de que não se vão arrepender! Catarina@minube.com!
Obrigada